José Medeiros pede mais recursos para estados e municípios

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/05/2015, 15h05

O senador José Medeiros (PPS-MT) disse nesta segunda-feira (25) que é preciso mudar o atual pacto federativo, que concentra mais recursos na União e deixa estados e municípios sem dinheiro para oferecer os serviços básicos à população, como saúde, educação e segurança pública.

Ele lembrou que muitos governantes municipais estarão em Brasília nesta semana, na Marcha dos Prefeitos, reivindicando, entre outras coisas, essa mudança.

Segundo José Medeiros, muitos estados e municípios não têm condições nem mesmo de pagar o piso salarial dos professores, ou de oferecer um serviço de saúde digno à população.

- Os grandes polos nos estados brasileiros estão realmente atendendo praticamente a saúde de todos os municípios. Os municípios  menores praticam o que se chama 'ambulancioterapia'. Simplesmente transferem os pacientes dos seus municípios para essas capitais, o que gera acúmulo. Antigamente a gente ficava escandalizado quando se falava que alguém estava numa maca num corredor. Hoje, se disputa uma maca nos corredores dos hospitais. Então essa é uma situação muito difícil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador José Medeiros