Aplicação de 2% do PIB em ciência e tecnologia tem apoio de representante do governo

Da Redação | 25/05/2015, 11h55

Em sua fala durante audiência da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) que discute as políticas orçamentárias para o setor, o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cristian Lima, revelou que somados os recursos públicos e privados, os investimentos na área estariam hoje por volta de 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB).

Lima afirmou que os números consolidados mais recentes, de 2012, mostram que os dispêndios totalizados estavam em 1,74% do PIB. Mas o representante do governo explica que esses números incluem gastos com pagamento de pessoal e custeio da máquina e que os investimentos em pesquisa de fato sofreram uma queda entre 2004 e 2013, como revelou na audiência a técnica do TCU Angela Brusamarello.

O representante do governo acrescentou que sua pasta fará gestões junto ao Ministério do Planejamento para que o próximo Plano Plurianual (PPA), a ser aprovado este ano para valer até 2019, inclua a meta de 2% do PIB para ciência e tecnologia, como defendem as associações de cientistas do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)