Alvaro Dias lamenta omissão de informações sobre operações do BNDES no exterior

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/05/2015, 16h33

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lamentou, nesta segunda-feira (20), a postura do governo federal de manter longe do conhecimento da população as condições sobre as quais foram realizados diversos empréstimos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para a construção de obras de infraestrutura no exterior.

O senador disse ter solicitado maiores informações ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, sobre operações de financiamentos de obras em Angola, Argentina, Cuba, Gana e Venezuela.  Alvaro ressaltou que as respostas do Ministério não contemplaram o que foi perguntado. Para ele, o governo esconde informações sobre valores, objetivos e taxas de juros justamente por receio de que se descubram irregularidades maiores.

— O governo federal, além de deixar de observar comando constitucional para conceder os empréstimos a países estrangeiros, esconde dos brasileiros as condições que empresta dinheiro público a países com governos identificados e alinhados com o Partido dos Trabalhadores. Portanto, mais do que nunca é necessário se instalar essa CPI do BNDES.

Além de cobrar a CPI do BNDES, Alvaro Dias manifestou total apoio a projeto da senadora Ana Amélia, em análise na CAE, que prevê que empréstimos dessa natureza concedidos a outros países devem passar por autorização do Senado Federal. O senador informou que, no total, os empréstimos já somam cerca de 8,5 bilhões de dólares e lamentou que o contribuinte brasileiro continuará pagando, com seus impostos, bilhões anuais em equalização de taxas de juros de dinheiro que foi utilizado para obras no exterior.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)