Hélio José visita assentamento para apurar denúncia de ação de grileiros

Da Rádio Senado | 22/05/2015, 19h36

O senador Hélio José (PSD-DF) foi nesta sexta-feira (22) até acampamento de trabalhadores rurais em São Sebastião, a 20 km de Brasília, para apurar denúncias feitas à Comissão de Direitos Humanos (CDH) sobre a ação de grileiros no local, que fica em área pertencente ao Distrito Federal. O senador destacou que a diligência foi uma oportunidade de conhecer melhor os problemas enfrentados pelos trabalhadores.

— Essa diligência foi motivada porque havia uma ameaça de morte contra a coordenadora do assentamento, a senhora Josefa Francisca. Nesse debate nós pudemos coletar todas as impressões e dar oportunidade de fala para a senhora Josefa, aos membros da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar [Fetraf-DF], da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura [Contag] e do assentamento e a autoridades do Incra e da segurança pública — explicou o senador.

De acordo com as denúncias recebidas, a ação de grileiros dificulta o assentamento definitivo das famílias. O acampamento abriga cerca de 200 famílias há cinco anos.

Hélio José disse que as terras, de propriedade da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), já foram destinadas à reforma agrária. O senador encaminhará à CDH um relatório com os problemas encontrados no assentamento.

— Um relatório será elaborado esclarecendo a situação real do assentamento, solicitando às autoridades do Distrito Federal que garantam a paz e a ordem para que o assentamento possa ser realizado — afirmou Hélio José.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)