Transposição do São Francisco deve ser concluída em 2016, prevê Humberto Costa

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/05/2015, 16h07

O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), registrou nesta quarta-feira (20) em Plenário a realização de audiência pública conjunta das Comissões de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Regional, assim como da Subcomissão de Acompanhamento das Obras de Transposição do Rio São Francisco.

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, participou da audiência e garantiu que essa obra é uma prioridade do governo Dilma. Tanto é assim que ela determinou que não haja interrupção dos trabalhos sob qualquer hipótese.

O objetivo, acrescentou Humberto Costa, é atender a mais de 12 milhões de brasileiros de 350 municípios do Nordeste com a água do São Francisco.

Humberto Costa disse que se trata de uma obra de engenharia gigantesca, de 477 quilômetros de extensão linear e que conta com nove estações de bombeamento. Além disso, duas outras obras estruturantes, que vão beneficiar Pernambuco, estão ligadas a esse sistema: as adutoras do Agreste e do Pajeú:

- Essa obra de transposição de R$ 8,2 bilhões, que atualmente emprega mais de 9 mil trabalhadores, tem tudo para estar concluída até o fim do ano que vem, dado que o cronograma de execução está perfeitamente em dia e, como já disse, é uma prioridade do governo da presidente Dilma - afirmou o senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)