Simone Tebet comemora decisão de fábricas de dobrar produção de celulose

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/05/2015, 16h13

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) comemorou a decisão das empresas Fíbria e Eldorado, as duas maiores fábricas de celulose do mundo, de dobrar a produção de celulose branqueada do eucalipto em Mato Grosso do Sul.

Num momento de pessimismo na economia do país, com aumento da inflação e expectativa de retração de 0,8% do PIB nacional em 2015, Simone Tebet lembrou que as empresas têm capacidade de modificar o cenário de recessão.

A senadora lembrou ainda que 90% da produção das duas fábricas é destinada ao mercado externo, e o investimento pode melhorar o desempenho da balança comercial brasileira.

- Quando o IBGE acaba de apresentar a maior taxa de desemprego nos últimos dois anos, de 7,9% neste primeiro trimestre, eu tenho a dizer que cada uma dessas fábricas, no pico de sua produção, estará gerando 10 mil empregos diretos. Portanto, 20 mil novas oportunidades de trabalho para todo o Brasil, porque Mato Grosso do Sul não tem esse percentual para ser absorvido. É o Nordeste que vai ser empregado, junto com o Norte e o Centro-Oeste lá no nosso estado de Mato Grosso do Sul - disse.

A senadora ainda defendeu mais investimentos no interior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, inclusive com incentivos fiscais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)