Senado aprova indicação de Gustavo do Vale Rocha para o CNMP

Da Redação | 20/05/2015, 18h08

O Senado aprovou nesta quarta-feira (20) a indicação do advogado Gustavo do Vale Rocha para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2015-2017. O advogado, indicado pela Câmara dos Deputados, foi sabatinado pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Durante a sabatina, o advogado confirmou, após perguntas de parlamentares, advogar para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mas apenas em ações privadas, sem relação com o Ministério Público. Ele acrescentou não ser advogado de nenhum parlamentar envolvido na Operação Lava Jato.

— Agirei com a isenção e a imparcialidade necessárias. Vossas excelências podem ter certeza disso — assegurou por diversas vezes ao longo da sabatina.

Ao longo da sabatina, Gustavo Rocha foi questionado também sobre outros temas polêmicos, como a redução da maioridade penal; a amplitude do poder investigatório e da publicidade de atos do Ministério Público; e a atuação do procurador-geral Rodrigo Janot à frente da instituição.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)