Helio José elogia uso de energia solar no metrô de Brasília

Da Redação | 18/05/2015, 18h46

O senador Helio José (PSD-DF) anunciou que o governo do Distrito Federal pretende adotar o uso de energia solar no metrô de Brasília, o que irá gerar economia de recursos e contribuir para a preservação do meio ambiente na capital federal.

O projeto piloto terá início na estação Guariroba, localizada na cidade satélite de Ceilândia, que concentra boa parte dos usuários do sistema. Até setembro deste ano, serão instaladas placas fotovoltaicas na estação, que irão transformar a energia solar coletada em energia elétrica.

Helio José disse que é preciso ampliar a oferta de energia renovável e barata, mas observou que ainda há "inexplicáveis restrições" a esses projetos, como subsídios que dão competitividade a soluções energéticas inferiores à energia solar ou eólica.

- Uma iniciativa como esta, do Metrô-DF, por exemplo, não só  diminui suas despesas com  energia, como transforma a própria estação em uma pequena usina de captação de energia solar, permitindo redução de consumo e consequentemente diminuindo a dependência da energia das hidroelétricas e das termoelétricas, cujos custos estão em ascensão, em função da política desastrada do governo federal no setor elétrico - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Hélio José