Renan prestigia inauguração de painel eletrônico e galeria de ex-presidentes da CCJ

Da Redação | 06/05/2015, 13h44

O presidente do Senado, Renan Calheiros, prestigiou, nesta quarta-feira (6), a solenidade de inauguração do painel eletrônico de votações e da galeria de fotos dos ex-presidentes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Na ocasião, ressaltou que o processo de modernização de espaço físico e procedimentos integra um projeto maior que engloba o Plenário do Senado e as demais comissões permanentes, com custo total inferior a R$ 4 milhões. A captação dos recursos, conforme acrescentou, ocorreu por meio da venda da folha de pagamento dos servidores da Casa ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica.

— Isso é a prova de nosso compromisso de fazer mais com menos. Modernizamos o funcionamento sem, com isso, gastar os recursos da União. Antes, havia uma cultura de que todos os recursos do orçamento teriam que ser gastos até o final do ano. Essa cultura mudou. Devolvemos recursos nos últimos dois anos, e vamos devolver este ano também — prometeu Renan.

Outra questão destacada por Renan foi a instalação de uma Comissão Permanente de Transparência no Senado, iniciativa sugerida pelo senador João Capiberibe (PSB-AP). Esse movimento, observou o senador, respalda o resultado de recente pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que revelou o Senado como uma instituição 100% transparente dentro do Poder Legislativo brasileiro.

— Esse é o legado que ficará desta Mesa Diretora, que é a melhor experiência sobre transparência que acontece em órgão público no país — comentou Renan.

Modernização

Após reconhecer e elogiar o empenho do presidente Renan com essas ações, o presidente da CCJ, senador José Maranhão (PMDB-PB), citou as medidas em prol da modernização dos trabalhos da comissão. Além do painel eletrônico de alta definição, para registro de presença e votação e exibição de audiências públicas, foram instalados computadores com tela sensível ao toque na bancada dos senadores, que poderão usá-los para votar, examinar matérias da pauta, acompanhar notícias e mensagens eletrônicas.

O rol de tecnologia e inovação inclui ainda urna eletrônica para votação de autoridades; telão na entrada das alas Alexandre Costa e Nilo Coelho informando o que acontece em cada comissão; leitor de impressão digital para registro da presença dos senadores e painéis decorativos inspirados em obras de arte do Senado para emoldurar as galerias de fotos dos ex-presidentes das comissões.

— Iniciamos hoje uma nova etapa no trabalho da CCJ e conclamo a todos para aproveitar a oportunidade e trabalhar com afinco para cumprir a missão constitucional e corresponder às expectativas do povo brasileiro — declarou Maranhão.

O evento contou com a presença dos ex-presidentes da comissão Vital do Rêgo — hoje ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) —, Eunício Oliveira (PMDB-CE), José Agripino (DEM-RN) e Edison Lobão (PMDB-MA). Os senadores José Pimentel (PT-CE) — vice-presidente da CCJ —, Lúcia Vânia (PSDB-GO), Eduardo Amorim (PSC-SE), Roberto Rocha (PSB-MA) e João Capiberibe também fizeram uma saudação especial aos ex-presidentes da Comissão e elogiaram os avanços tecnológicos agregados ao processo legislativo na Casa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)