Renan lembra os 189 anos do Senado

Tércio Ribas Torres | 06/05/2015, 20h27

A República nasceu no Senado e a partir do Senado foram construídas as demais instituições brasileiras. Foi o que afirmou o presidente do Senado, Renan Calheiros, na noite desta quarta-feira (6) ao lembrar, no Plenário, os 189 anos da instituição. Renan lembrou que foi em maio de 1826 que a primeira legislatura do Senado se reuniu e disse que o respeito à democracia tem marcado a instituição ao longo dos anos.

Ao destacar o “ilustre aniversariante do dia”, Renan disse que em sua gestão tem trabalhado para modernizar o Senado, corrigindo erros, fundindo órgãos e cortando despesas. O presidente acrescentou que, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Senado é a instituição mais transparente do país. Ele também relatou que no último dia 1º de maio propôs ao governo um pacto em defesa do emprego no Brasil.

— O compromisso institucional da Mesa e dos senadores é com a defesa da independência da Casa. Estamos atentos ao papel de fiscalizar, mas nunca deixamos de, construtivamente, fazer proposições — declarou Renan.

Pacto federativo

O presidente ainda anunciou que agendou uma reunião para o próximo dia 20, com todos os governadores de estado. O objetivo do encontro é elaborar uma agenda que tenha como base o novo pacto federativo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: