Flexa Ribeiro pede reinstalação de subcomissão da CMA para acompanhar obras de Belo Monte

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/05/2015, 16h28

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) informou que pediu a reinstalação da subcomissão da Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle destinada ao acompanhamento das obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A expectativa do senador é que já no início de junho a subcomissão possa visitar as obras.

O senador disse ter recebido uma comitiva de vereadores de Altamira (PA) que está preocupada com o fato de que as ações para mitigar os efeitos da construção da usina de Belo Monte não ficarão prontas juntamente com a barragem da hidrelétrica. Isso é um assunto que preocupa também à subcomissão, afirmou o senador.

Flexa Ribeiro explicou que essas ações mitigadoras devem ser feitas pelo governo, por meio da empresa Norte Energia. Uma dessas ações é o saneamento básico da sede do município de Altamira. As obras foram feitas, mas ainda não estão beneficiando a população, como explicou Flexa Ribeiro.

— Rede de água pluvial, de esgoto sanitário e de água sanitária. Isso foi feito. Sabe o que a Norte Energia não fez? As ligações para as residências, ou seja, a água passa pela frente da residência e a residência não tem a água, a ligação residencial. Isso não é possível — protestou o senador.

Programa do PT

Flexa Ribeiro disse ter ficado pasmo com o panelaço ocorrido na terça-feira (5) em várias cidades do país durante o programa gratuito do Partido dos Trabalhadores.

Ele disse que jamais havia visto algo assim, acrescentando que os brasileiros mostraram sua insatisfação com o PT da mesma forma que já haviam feito em relação ao governo da presidente Dilma Rousseff.

Flexa Ribeiro também registrou que, no último final de semana, visitou quatro municípios do oeste do Pará —Aveiro, Belterra, Santarém e Monjuí dos Campos — onde participou das convenções do PSDB. Ele espera que, nessas cidades, o partido possa sair-se vitorioso nas eleições municipais de 2016.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)