Renan reafirma independência em carta a Temer

Da Redação | 05/05/2015, 19h19

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, divulgou na página eletrônica da Presidência Senado carta enviada nesta terça-feira (5) ao vice-presidente da República, Michel Temer, que é o responsável pela coordenação da articulação política do governo. Na carta, Renan afirma disposição ao diálogo institucional e reitera que não há indicações de pessoas para ocupar cargos no Executivo que devam ser atribuídas a ele. Veja, abaixo, a íntegra da carta.

 

Excelentíssimo Senhor

MICHEL TEMER

Vice Presidente da República Federativa do Brasil,

Não pretendo rebater a nota de Vossa Excelência para não promover escalada retórica incompatível com nossa função institucional. Vossa Excelência tem suas razões. Eu, as minhas. Mas acima de ambos está o País.

Sempre busquei ser um agente facilitador de soluções afinadas com o interesse público e participar do debate de maneira construtiva. Eventuais dissonâncias fazem parte da harmonização da democracia que rege as instituições.

Transmito a Vossa Excelência – o que já fiz à Presidente da República - que qualquer indicação para cargos do Executivo, atribuídas a mim, deve ser descartada. A independência é condição indispensável para controle recíproco entre os poderes e não deve ser embaçada por ações incompatíveis com o exercício da Presidência do Congresso Nacional.

Aproveito a oportunidade para louvar suas evocações. Os conceitos ressaltados por Vossa Excelência nos aproximam e tranquilizam a Nação.

Reitero meu desejo de que Vossa Excelência, em um momento grave do País, desempenhe suas atribuições de coordenador político com êxito e me ponho à disposição para apoiar iniciativas que engrandeçam a missão que desempenhamos.

Cordialmente,

Senador Renan Calheiros
Presidente do Congresso Nacional

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)