Gurgacz pede apoio para a Política Nacional dos Corpos de Bombeiros

Da Redação | 05/05/2015, 17h24

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), pediu, nesta terça-feira (5), apoio dos parlamentares para aprovação de projeto de sua autoria que institui a Política Nacional para os Corpos de Bombeiros.  O PLS 194/2014 foi aprovado na CAE nesta manhã e, agora, segue para decisão terminativa na CCJ.

Acir explicou que o projeto estabelece as diretrizes da Política Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares na Segurança Pública. Entre elas, estão a promoção da integração dos entes federativos, a priorização das ações de prevenção e educação, a modernização dos corpos de bombeiros militares, a criação de grupos de pronta resposta e a normatização da segurança contra incêndio e pânico.

De acordo com Acir, além das medidas institucionais, a proposta tem como objetivo reaparelhar os corpos de bombeiros militares, expandir seus serviços nos municípios e desenvolver ações regulares de capacitação. Outra ação específica visa implementar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da indústria nacional de veículos, materiais e equipamentos utilizados por essas corporações.

— A verdade é que a situação dos bombeiros em nosso país é ainda muito precária. Nós temos, aproximadamente, 4.800 cidades sem bombeiros, onde a espera por socorro é muito grande e sempre chega depois da tragédia já consumada. Espero que essa política nacional dos bombeiros que estamos elaborando possa contribuir de fato para resolvermos essa situação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)