Fernando Bezerra Coelho relata missão para conhecer gestão de recursos hídricos nos EUA

Da Redação | 05/05/2015, 17h39

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) registrou participação em visita oficial aos Estados Unidos, onde conheceu a experiência do estado da Califórnia na gestão de recursos hídricos. Ele lembrou que a Califórnia enfrenta a maior estiagem da história, situação que, em sua avaliação, tem sido enfrentada com “planejamento, criatividade e ousadia” que podem servir de exemplos no Brasil.

Além de destacar a importância da tecnologia de captação, armazenamento e reciclagem de água, Bezerra classificou como notável o esforço de reeducação das pessoas, que são estimuladas a reduzir seu consumo de água. O senador salientou o envolvimento da sociedade civil na administração dos recursos hídricos na Califórnia e declarou esperar que também os brasileiros se envolvam num amplo debate sobre a segurança do abastecimento de água.

— A água é o recurso mais importante do planeta, fundamental para todas as atividades humanas. Sem água não há futuro possível. Preservá-la e planejar seu uso racional e seguro é um dever de todos. Diversas técnicas citadas aqui são de baixo custo, mas representam importantes impactos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)