Ex-secretária da Mesa, Claudia Lyra é homenageada pelo Senado

Da Redação | 05/05/2015, 20h01

O Senado homenageou nesta terça-feira (5) a ex-secretária da Mesa Claudia Lyra que se aposenta após 34 anos de casa. A competência e a dedicação da servidora foram exaltados por vários senadores em Plenário que aprovaram um voto de aplauso como forma de reconhecimento e agradecimento pelos serviços prestados.

Claudia Lyra é analista legislativa desde 1981 e foi secretária-geral da Mesa de março de 2007 a abril de 2014. A função é conhecida como o braço direito da Presidência do Senado. Entre as principais atribuições do cargo estão prestar assessoramento direto e imediato à Mesa no desempenho de suas atribuições constitucionais e prover as informações pertinentes à tramitação das matérias legislativas.

Apontada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, como exemplo de servidora pública, Claudia Lyra foi lembrada pela segurança que sempre transmitiu na condução do trabalho.

— Nos momentos mais tensos, mais dramáticos desta Casa, Cláudia, sempre sorridente, esteve firme em defesa do Brasil — elogiou Renan.

Um retrato de Claudia Lyra agora também ocupa a Galeria da Biblioteca Luiz Viana Filho, no Senado. Ela ainda recebeu as palavras de homenagem de diversos senadores que se pronunciaram, inclusive, em nome dos seus partidos.

O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), ressaltou a trajetória “digna, honrada e proba da servidora”.

— É um exemplo de conduta, de correção e dedicação à causa pública — afirmou.

As senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Lídice da Mata (PSB-BA) e Marta Suplicy (PT-SP) destacaram o papel de Claudia como mulher à frente de um cargo de grande responsabilidade e também como mãe de família.

— Ela conseguiu superar os limites pessoais e culturais que estão dentro de nós mulheres e ainda ter a clareza do bom exercício da função pública — disse a senadora Lídice da Mata.

A compreensão da importância do trabalho de Claudia Lyra para o Senado e para o país também foi a tônica das homenagens dos senadores José Agripino (DEM-RN), Benedito de Lira (PP-AL), Blairo Maggi  (PR-MT),  Randolfe  Rodrigues (PSOL-AP), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Romero Jucá (PMDB-RR), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Omar Aziz (PSD-AM).

— Ela prestou serviços ao país indistintamente, sem discriminar partidos, sempre visou o interesse coletivo e a defesa da instituição — lembrou Randolfe Rodrigues.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Homenagem