Comissão de Educação cria prêmios para jornalismo e poesia

Da Redação | 05/05/2015, 12h59

Durante a reunião desta terça-feira (5), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou dois projetos de resolução estabelecendo premiações a serem concedidas pelo Senado para profissionais que se destaquem na defesa da liberdade de imprensa e também na poesia.

O PRS 1/2015, de autoria de José Medeiros (PPS-MT), cria o Prêmio de Jornalismo Roberto Civita e o Prêmio Personalidade Jornalística do Ano Ruy Mesquita.

Durante a votação foi aprovada uma emenda sugerida pelo relator, senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), para que o Prêmio Roberto Civita seja concedido para profissionais de qualquer área, jornalistas ou não, que se destaquem na defesa da liberdade de imprensa, de expressão e das instituições democráticas.

A proposta original previa que o Prêmio Roberto Civita seria concedido sempre a um jornalista, mas a mudança foi aprovada para que a nova premiação não se confunda com o Prêmio de Jornalismo Roberto Marinho, já criado pelo Senado. Já o Prêmio Personalidade Jornalística do Ano Ruy Mesquita deverá ser concedido todos os anos a um dirigente de veículo de comunicação.

A premiação deverá ser realizada anualmente na semana em que cair o dia 7 de junho. Os candidatos serão examinadas por uma comissão composta por 11 senadores, levando-se em conta a proporcionalidade partidária. A comissão também será formada por 5 representantes da sociedade civil.

Prêmio Manoel de Barros

Também foi aprovada pela CE a criação do Prêmio Mérito Literário Manoel de Barros de Poesia.

O prêmio deverá ser concedido a cada dois anos, para três obras de poesia ou ensaio sobre poesia nacional.

A premiação também prevê a impressão das obras dos agraciados. Até o dia 19 de setembro do ano de cada edição, os candidatos podem se inscrever, com obras inéditas ou editadas desde o ano anterior. A seleção ficará a cargo de uma comissão designada pela própria CE.

A entrega do diploma deverá ocorrer durante a primeira quinzena do mês de novembro.

A iniciativa (PRS 58/2014) foi do ex-senador Ruben Figueiró, e o relatório aprovado foi feito pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS).

— Esta premiação vai ser uma sementinha a mais no cultivo da obra eterna deste poeta do mato. Que a inspiração de seu patrono propicie novos amanheceres para a poesia brasileira — disse Simone.

Ambos os projetos de resolução seguem agora para a Mesa Diretora do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)