CCT vai debater transição do sistema de televisão analógica para o digital

Da Redação | 05/05/2015, 11h46

A partir do dia 3 de abril de 2016, os telespectadores do Distrito Federal (DF) receberão em suas casas apenas o sinal digital de televisão. A transição do sistema de televisão analógica para o digital será tema de audiência pública a ser promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado. Requerimento com esse objetivo foi aprovado nesta terça-feira (5).

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério das Comunicações, o DF será a primeira região a receber exclusivamente o sinal digital. Também em 2016 será a vez das capitais São Paulo (maio), Belo Horizonte (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro). A implantação do sinal digital, com o desligamento do sinal analógico, será concluída em todo o país até 2018.

Os aparelhos de TV mais recentes já conseguem receber o sinal digital, e os demais vão precisar utilizar um conversor. O governo promete distribuir conversores para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

A audiência pública foi sugerida pelo senador Hélio José (PSD-DF), que pretende obter mais informações do Ministério das Comunicações sobre a transição.

Além do ministro Ricardo Berzoini, serão convidados o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve e a coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular, deputada Luiza Erundina (PSB-SP).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)