CAE aprova política nacional para os corpos de bombeiros

djalba-lima | 05/05/2015, 11h09

A universalização e a melhoria da oferta dos serviços prestados pelos corpos de bombeiros militares são os principais objetivos da política nacional para essas corporações prevista em projeto aprovado nesta terça-feira (5) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). De autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o PLS 194/2014 tem o apoio do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).

O projeto estabelece as diretrizes da Política Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares na Segurança Pública. Entre elas, estão a promoção da integração dos entes federativos, a priorização das ações de prevenção e educação, a modernização dos corpos de bombeiros militares, a criação de grupos de pronta resposta e a normatização da segurança contra incêndio e pânico.

A proposta define objetivos específicos dessa política, como reaparelhar os corpos de bombeiros militares, expandir seus serviços nos municípios e desenvolver ações regulares de capacitação. Outra ação específica visa implementar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da indústria nacional de veículos, materiais e equipamentos utilizados por essas corporações.

Relatora da matéria, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) esclarece que o projeto não contempla propostas como a criação de piso de remuneração e outras que impactariam de forma relevante as finanças da federação. Ainda de acordo com a relatora, caberá à União, aos estados e ao Distrito Federal apenas adequar suas programações orçamentárias às diretrizes da política.

Com a aprovação na CAE, o projeto seguirá para votação em caráter terminativo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)