José Medeiros ressalta estudos da UFMT sobre política de gestão e proteção do Pantanal

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/05/2015, 17h15

O senador José Medeiros (PPS-MT) disse que estudos feitos pela Universidade Federal do Mato Grosso e institutos de pesquisa do estado poderão ser importantes para a votação do projeto do senador Blairo Maggi (PR-MT) que cria uma política de gestão e proteção ao bioma Pantanal.

José Medeiros explicou que a universidade está realizando oficinas para dar base jurídica, social e econômica a propostas feitas por uma expedição científica feita em 2008 na região. Entre elas, estão a adoção de um programa de conservação do solo, por meio do incentivo a atividades produtivas que aumentem a cobertura do solo, e um plano de gestão da água para fins de produção de energia, que respeite o ciclo natural das águas e favoreça o processo ecológico do Pantanal.

O estudo, disse José Medeiros, também alerta para a necessidade de que sejam respeitadas as características naturais de navegabilidade do Rio Paraguai e de adequação das embarcações que trafegam pelo rio no Mato Grosso do Sul, como já ocorre no Mato Grosso. Para o senador, os estudos científicos são essenciais para o desenvolvimento sustentável da região pantaneira.

- O turismo só será aproveitado quando conseguirmos provar, através de estudos, que não degrada o meio ambiente. E é através de estudos, como esses da UFMT, desses institutos educacionais, que vamos conseguir o apoio da população e da comunidade internacional. Mato Grosso, além da produção de grãos, tem um potencial turístico imenso que o Brasil ainda não conhece - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)