Fernando Bezerra Coelho propõe planejamento na prevenção de desastres naturais

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/05/2015, 16h09

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) disse que a previsão de desastres naturais ou mesmo de catástrofes provocadas pela interferência humana é o melhor e o mais barato remédio na solução desses fenômenos.

Para ele, é preciso adotar medidas de proteção às vulnerabilidades de vidas humanas e do patrimônio natural em áreas de risco por meio de planejamento na aplicação de investimentos públicos e privados em obras costeiras.

Bezerra citou estudos segundo os quais do Amapá ao Rio Grande do Sul existem poucas áreas de grandes concentrações urbanas isentas dos riscos naturais, sobretudo inundação e erosão.

Aproximadamente 50% do litoral pernambucano, por exemplo, apresentam erosão marinha, onde se percebe riscos às edificações próximas ao mar. Segundo ele, parte significativa das praias de Olinda e Recife carecem de aproveitamento turístico por causa justamente da erosão, que compromete as construções à beira mar.

Fernando Bezerra Coelho disse ainda que não é somente por conta da intervenção humana que há erosão. A natureza também é responsável por meio de fenômenos como as correntes marítimas e o mecanismo de sedimentação das praias. Mas a interferência humana não permite à natureza regenerar os danos por ela produzidos, disse ele.

— A tecnologia e a pesquisa, por meio do monitoramento constante e a proposição de soluções técnicas mais adequadas podem sugerir o caminho para um planejamento mais efetivo de forma a atenuar os danos causados pela interferência humana, organizar a expansão urbana de forma sustentável e implementar soluções técnicas eficientes. Não podemos mais aceitar soluções individuais e locais realizadas em caráter emergencial sem planejamento adequado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)