Comissões debatem situação do transporte aéreo com o ministro Eliseu Padilha

Da Redação | 04/05/2015, 12h20

Está prevista para esta quarta-feira (6), a partir das 8h30, audiência pública conjunta das Comissões de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) com o ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Eliseu Padilha.

Na pauta, o marco regulatório para o setor, a administração aeroportuária e novas políticas para a aviação regional, além das metas e prioridades da pasta.

Segundo José Pimentel (PT-CE), o debate será uma oportunidade para discutir a ampliação da aviação regional e o turismo interno. Pimentel lembra que, no Orçamento aprovado pelo Congresso para este ano, R$ 2,4 bilhões foram reservados ao modal aeroportuário. Grande parte desse montante se destina à ampliação de aeroportos regionais.

— É importante discutirmos com o ministro temas como o calendário da construção e ampliação desses aeroportos, bem como uma política de incentivos às passagens, visando beneficiar o consumidor e o aumento do turismo — defende o senador.

Rose de Freitas (PMDB-ES), que preside a Comissão Mista de Orçamento (CMO) e também assinou o requerimento, diz que a audiência será uma oportunidade para Padilha explicitar suas prioridades orçamentárias, assim como as metas de médio e longo prazo do segundo governo de Dilma Rousseff para a área aeroportuária.

Já Ricardo Ferraço (PMDB-ES) lembra que em 2012 o próprio governo anunciou um plano que previa R$ 7,4 bilhões de investimentos em aeroportos regionais.

— Até agora esses investimentos ainda não saíram do papel. Em diversas cidades há empresas querendo investir, mas não podem porque não há infraestrutura — lamenta o senador, lembrando a paralisação das obras nos aeroportos de Vitória e Goiânia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)