Raupp elogia projeto do governo de produzir energia solar usando reservatórios de hidrelétricas

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/04/2015, 17h49

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) elogiou iniciativa do Ministério de Minas e Energia de implantar um projeto para produção de energia solar utilizando os reservatórios das hidrelétricas.  Raupp citou reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, segundo a qual o ministério planeja criar grandes parques solares com a colocação de boias com painéis solares nos lagos das usinas. A experiência-piloto deve começar no segundo semestre nos lagos das hidrelétricas de Balbina, no Amazonas, e de Sobradinho, no Rio São Francisco.

O jornal informa que uma vantagem desses parques nos reservatórios é que eles poderão usar as estrutura das hidrelétricas para a transmissão da energia solar, o que simplifica a operação e reduz seus custos, disse o senador.

Raupp acrescentou que cálculos feitos por técnicos do ministério indicam que o uso desses painéis solares sobre flutuadores nas reservas das usinas pode acrescentar até 15 mil megawatt de potência ao parque gerador nacional. Isso representa mais que a potência conjunta das usinas de Belo Monte e Jirau atualmente em construção na Amazônia.

O senador defendeu a incorporação da energia solar à matriz energética nacional, como já ocorreu com a eólica. Para isso, é importante baratear a produção, e um passo importante nesse sentido já foi dado, segundo o senador.  Trata-se do leilão de energia feito pelo governo no ano passado em que foram contratadas 31 usinas solares. Novos leilões poderão ser realizados este ano, informou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Energia Senador Valdir Raupp