Lindbergh Farias repudia ação da polícia contra os professores do Paraná

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/04/2015, 15h46

Ao saudar o Dia do Trabalhador, que ocorre nesta sexta-feira, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) manifestou em Plenário solidariedade aos professores e servidores do Paraná que, no dia anterior, “foram vítimas de ação desproporcional da polícia do estado”.  No episódio, mais de 200 pessoas ficaram feridas, várias em estado grave.

Segundo Lindbergh, o ajuste que o governo de Beto Richa quer fazer no Paraná está sendo acompanhado por outros estados que, em sua opinião, tentarão fazer o mesmo: cortar direitos trabalhistas para cobrir o rombo de suas administrações. Ele observou, no entanto, que a resistência dos paranaenses deixa claro que os trabalhadores não vão se curvar diante de propostas que visam corroer direitos duramente conquistados.

Terceirização

Lindbergh Farias acredita que o 1º de maio deste ano será marcado pelo repúdio ao que ocorreu com os professores no Paraná e ao projeto de terceirização. Ele reforçou que a proposta é ruim para os trabalhadores, pois, além de trabalhar mais e receber menos, os terceirizados ainda são as maiores vítimas dos acidentes de trabalho.

— Como falar em dignidade humana se 80% das mortes em acidentes de trabalho ocorrem no universo dos trabalhadores terceirizados? Como falar em valorização do trabalho humano e da busca do pleno emprego se a terceirização acelera a rotatividade da mão de obra? Nós não aceitaremos retrocesso. Nenhum direito a menos será admitido nesta casa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)