Fotojornalismo do Senado é tema de exposição

Da Redação | 29/04/2015, 19h42

Foi inaugurada nesta quarta-feira (29) a exposição 100 fotos 2014, que traz o dia a dia do Senado Federal, registrado pela equipe de fotógrafos da Agência Senado. A mostra anual, realizada pela quarta vez, fica instalada na Praça das Abelhas, no final do Túnel do Tempo, até 17 de maio.

Os critérios de escolha das fotos consideram qualidade estética e atividades de maior relevância e repercussão durante o ano de 2014. Estão representados debates e aprovação de propostas de leis como a PEC do Trabalho Escravo, a Lei Menino Bernardo, o Marco Civil da Internet e o novo Código de Processo Civil, além de visitas de celebridades como Xuxa Meneghel, Mauricio de Sousa e Camila Pitanga.

O senador Elmano Férrer (PTB-PI) prestigiou o evento e falou sobre a importância do fotojornalismo para o Brasil. Ele elogiou as fotografias e brincou que não apareceu nas fotos, já que tomou posse em fevereiro deste ano, mas garantiu que para a 5° edição será um dos protagonistas.

— São os profissionais do fotojornalismo que registram a história e eu tenho orgulho em ter nesta Casa os maiores e melhores comunicadores do Brasil — disse o senador.

A exposição conta com o trabalho de doze fotógrafos e todos os registros foram assinados pelos autores. Leonardo Sá, chefe do Serviço de Fotografia, diz que as imagens costumam ficar muito restritas ao momento, ao factual, assim como as notícias, e a exibição traz a oportunidade de resgatar a cobertura.

— Além de divulgar os afazeres da Casa, privilegia o profissional da fotografia. O trabalho de qualidade que a gente faz, às vezes, se perde na correria do dia a dia — conta Leonardo.

Para a diretora da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Virginia Galvez, o fotojornalismo é uma das principais atividades da cobertura de notícias do Senado. Os profissionais acompanham diariamente reuniões de comissões, Plenário, eventos diversos, a intensa agenda da Presidência, dentre outras iniciativas da Casa.

— Todos os dias os fotógrafos vão a campo, correm pra acompanhar e dar conta de registrar tudo, sempre com a consciência da importância histórica desse trabalho desenvolvido — elogiou a diretora.

A dificuldade das tarefas do fotojornalismo também foi apontada pela diretora-geral, Ilana Trombka, que afirmou que os fotógrafos são os atletas da Comunicação. A menção foi ao fato de estarem sempre correndo para registrar o que ficará na memória da Casa.

— As fotografias, além de lindas, passam a emoção, a naturalidade dos momentos e os bastidores dos acontecimentos. O Senado é uma instituição garantidora da democracia brasileira e é importante que todo cidadão tenha a possibilidade de acompanhar tudo em tempo real — disse Ilana.

O acervo digital do Senado conta com 800 mil fotos, armazenadas desde 1999. Em 2014, mais de 1600 pesquisas de fotos foram feitas para atender os cidadãos, gabinetes parlamentares, pesquisadores, veículos de Comunicação e outros órgãos públicos. O banco de imagens conta com 49 mil fotos e está disponível na internet para visualização e uso gratuito de qualquer interessado.

(Do Núcleo de Comunicação Interna da Secretaria de Relações Públicas)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)