Alto custo da energia elétrica prejudica economia do Acre, afirma Jorge Viana

Da Redação | 29/04/2015, 14h01

O senador Jorge Viana (PT-AC) reclamou, nesta quarta-feira (29), do alto custo da energia paga pelos consumidores do Acre e da situação de insegurança energética vivida pelo estado. Segundo ele, tais problemas penalizam a população de baixa renda. Quanto aos empresários, disse, têm dificuldades em investir em novos negócios.

Para o senador, não faz sentido os moradores do Acre pagarem tão caro por uma energia num estado rico em recursos naturais e fornecedor da região centro-sul do país:

— Usam-se as nossas bacias hidrográficas para gerar energia em Jirau e Santo Antônio. Não faz sentido o industrial e o comerciante receberem energia tão cara. Não tenho dúvida de que esse é um desafio que precisa envolver todos os que têm interesse no desenvolvimento sustentável do Acre — afirmou.

Em relação ao fornecimento, Jorge Viana informou que o problema atinge principalmente o Alto Acre, na região de Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil, criando muitas dificuldades principalmente para o setor agropecuário.

O Acre hoje está buscando ser autossuficiente e, pela proximidade com o Peru, que tem grande necessidade de proteína animal, está criando condições para ser um exportador forte para aquele país. O governo do estado tem feito  investimentos nas cadeias produtivas, mas o problema é a absoluta insegurança energética — lamentou.

O senador também elogiou a postura do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, que recebeu recentemente parlamentares do Norte do país para tratar de projetos e propostas para a região.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)