Vanessa defende Mais Médicos e destaca apresentação do programa em Cuba

Da Redação | 23/04/2015, 18h09

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) relatou em Plenário que o Programa Mais Médicos chamou a atenção dos participantes da Convenção Internacional de Saúde Pública (Cuba Salud), encontro que começou no último domingo (19) e termina nesta sexta (24), em Havana. Ela e o senador Humberto Costa (PT-PE) integraram a comitiva brasileira.

A apresentação do Programa Mais Médicos coube ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, que explicou como funciona a seleção dos profissionais, incluindo estrangeiros, e apresentou a evolução do programa no país.

Vanessa lembrou que, no Brasil, há 1,8 médicos para cada mil habitantes, enquanto a média mundial é de 2,5 e a cubana é de quase sete médicos para cada mil habitantes. Por isso, a integração é fundamental para assegurar a presença desses profissionais em todo o país, ressaltou.

A senadora afirmou que o Mais Médicos beneficia 60 milhões de brasileiros que vivem no interior ou na periferia de grandes cidades.

- O próprio Tribunal de Contas da União, que fez um levantamento profundo do programa, mostra a diminuição do período de espera pelo atendimento e a ampliação do atendimento em mais de 30%. São números que desfazem aqueles mitos que tentaram criar de que o programa não daria certo, porque os profissionais de Cuba não eram profissionais bem formados - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)