Renan participa de seminário sobre dados abertos no governo

Da Redação | 23/04/2015, 16h39

Nesta quinta-feira (23), o presidente do Senado, Renan Calheiros, participou da abertura do seminário Brasil 100% Digital, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Casa Civil e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento, que segue até esta sexta (24), tem como principal objetivo a troca de experiências relacionadas à construção de serviços digitais e ao uso de dados abertos como instrumento de transparência e controle social, com foco na avaliação e melhoria de serviços e políticas públicas.

O presidente do Senado lembrou que, segundo especialistas, até o final desta década quase 3 bilhões de pessoas em todo mundo usarão meios digitais.

— Vejam que em nosso país não é mais possível votar, fazer declaração de renda, inscrições em programas e concursos, e muitos outros cadastramentos sem o suporte eletrônico — exemplificou.

Renan Calheiros lembrou que o Brasil, com mais de 143 milhões de eleitores, tem um sistema eletrônico de votação que se tornou referência mundial.

— Pioneiro neste setor, ao lado da Índia e da Holanda, o nosso país foi o primeiro entre todos no qual a totalidade do eleitorado votou em urnas eletrônicas — disse.

O presidente do Senado elogiou a iniciativa do seminário ao reconhecer que é preciso tirar o melhor proveito dos dados, programas, aplicativos e equipamentos à disposição.

— Sabemos o quanto a digitalização é importante para o país e, principalmente, para a governança moderna, para a gestão, para o controle, para a economia de recursos e para a transparência — completou.

Processo eletrônico

Renan Calheiros falou sobre a implantação do processo eletrônico no Senado. As mudanças permitirão a produção, tramitação e gestão de documentos em meio digital, acabando com o uso de papel e permitindo o acesso simultâneo em diferentes setores. Já foram cadastradas mais de 3 mil assinaturas eletrônicas para a certificações do fluxo de documentos. A meta é que o sistema esteja totalmente implantado até 4 de maio.

— Tal providência nos permitirá mais redução de custos financeiros, aumento da segurança, preservação ambiental, maior celeridade na tramitação dos documentos e principalmente mais eficiência administrativa. É o que propusemos desde o início de nossa gestão na Presidência do Senado. Fazer mais com menos — concluiu Renan.

Da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)