Regina Sousa: 'Projeto de terceirização diminui salários e reduz o poder de compra'

Da Redação | 23/04/2015, 12h38

Em pronunciamento nesta quinta-feira (23), a senadora Regina Sousa (PT-PI) afirmou que o PL 4.330/2004, que regulamenta a terceirização na iniciativa privada, representa um retrocesso de direitos sociais conquistados pelos trabalhadores. O projeto foi aprovado nesta quarta-feira (22) pela Câmara dos Deputados e será agora examinado pelos senadores.

— A pretexto de regulamentar direitos, abre-se uma porteira para terceirização desenfreada — disse.

Para Regina Sousa o projeto tira a responsabilidade das empresas sobre seus produtos, passando esse encargo para as empresas terceirizadas. A redução dos salários e maior insegurança para os trabalhadores são alguns dos reflexos do projeto, segundo a senadora.

Além da precarização das condições de trabalho, Regina crê que o projeto, se transformado em lei, poderá ter impactos na economia do país.

— Ao diminuir o poder de compra, a produção também diminuirá. Na prática, essa lei que maximiza o lucro, é recessiva em médio prazo, comprometendo o desenvolvimento — avaliou.

A senadora observou que ministros que compõem o Tribunal Superior do Trabalho (TST) classificaram o projeto como “uma gravíssima lesão aos direitos sociais dos trabalhadores”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)