Telmário Mota exalta legado de Tiradentes

Da Redação | 22/04/2015, 15h42

O senador Telmário Mota (PDT-RR) lembrou nesta quarta-feira (22) o Dia de Tiradentes, comemorado ontem, e destacou o legado do herói, que foi a luta pela independência do Brasil e por mais justiça na antiga colônia.

Ele aproveitou para traçar um paralelo entre o momento que o Brasil viveu na época de Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), o Tiradentes, e o atual. Para o senador, as autoridades do país precisam refletir no exemplo do líder da Inconfidência Mineira, que “colocou a vida a serviço da liberdade do povo brasileiro”.

— Naquele momento, éramos uma colônia, não tínhamos autonomia, nossa riqueza indo embora, impostos muito altos, e ele teve a coragem, a grandeza de enfrentar aquele sistema. E hoje (...) está aí uma crise econômica, uma crise política, uma crise fiscal, e quantos Tiradentes precisam vestir essa camisa? Eu acho que deveríamos, neste momento, o Poder Executivo, o Poder Legislativo, os Poderes constituídos, deveriam todos entrar numa grande reflexão. O povo brasileiro espera uma resposta de todos os políticos.

Agricultura e pesca

Telmário Mota também solicitou ao governo federal atenção aos produtores de melancia do município de Normandia, em Roraima, que, segundo disse, precisam de mais apoio para poder produzir.  E manifestou preocupação com os pescadores de Caracaraí. Segundo o senador, é preciso haver mais fiscalização, pois muitas pessoas de fora da região pescam lá e tiram dos pescadores nativos o seu ganha-pão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)