Wellington Fagundes quer comissão externa para visitar obras paralisadas na BR-163

Da Redação | 20/04/2015, 10h38

Três requerimentos estão na pauta da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), que tem reunião marcada para a próxima quarta-feira (22). Entre eles, o pedido do senador Wellington Fagundes (PR-MT) de formação de uma comissão temporária externa com três senadores para visita às obras de duplicação da BR-163, em Mato Grosso.

O parlamentar explica que, no acordo de concessão, ficou estabelecido que metade da duplicação da rodovia ficaria a cargo da vencedora da concorrência, a Rota d’Oeste. A outra metade, entre Rondonópolis e o Posto Gil, no médio norte do estado, é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Segundo ele, as obras desse último trecho estão paralisadas por atraso no repasse de recursos. Já os trabalhos no trecho de responsabilidade da concessionária seguem normalmente o cronograma de execução, inclusive com a construção de praças de pedágios. "Assim, logo teremos uma situação teratológica, pois haverá a cobrança de pedágio sendo que grande parte das obras de duplicação da rodovia sequer foram concluídas", justificou.

Banda larga

A Comissão de Infraestrutura deve analisar ainda dois pedidos de realização de audiência pública. Um dos convidados é o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, para discutir o Programa Banda Larga para Todos.

Conforme advertiu o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), responsável pelo convite, o Brasil ainda precisa fazer um grande esforço para expandir a internet de alta velocidade à população. Ele lembra que, em 2014, os acessos à banda larga fixa chegavam somente a 23,5 milhões de pontos e a meta de crescimento não foi atingida.

O outro requerimento convida o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, para um debate sobre assuntos ligados à pasta. A iniciativa partiu do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), que preside a CI.

Antes de analisar os requerimentos, a comissão realiza audiência pública sobre pesquisa realizada pelo DataSenado a respeito das políticas energéticas adotadas no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)