TV e Rádio Senado montam programação para aniversário de Brasília

Da Redação | 17/04/2015, 18h20

A TV Senado vai celebrar o aniversário de Brasília com a exibição de um conjunto de programas alusivos à data. Matérias jornalísticas, documentários e uma apresentação musical serão veiculados nestas segunda (20) e terça-feira (21).

Na segunda-feira, os boletins Senado Agora vão conter reportagens especiais sobre o aniversário da capital, exibidos em três horários: 8h15, 13h50 e 20h15. Também será exibido, ao longo da programação, o vídeo produzido pela Coordenação Multimídia da Agência Senado em comemoração ao aniversário de Brasília.

Na terça-feira, às 21h00, a TV Senado exibe o documentário Niemeyer por Niemeyer , de 2007, dirigido por Deraldo Goulart. O programa revela o pensamento de um dos homens mais admirados de seu tempo e que teve, em Brasília, um dos principais exemplos de seu trabalho. Um Niemeyer trabalhador, generoso, artista, político e polêmico. O mestre das curvas, que desafia o espaço na amplidão dos vãos livres, deixa claro que não gosta de falar sobre arquitetura. Mas fala com entusiasmo da grandeza do universo perante o ser humano.

A partir das 21h30 também será exibido o documentário Tancredo, Mensageiro da Liberdade. Na ocasião são completados 30 anos da morte do presidente e o conteúdo do documentário se relaciona com isto. Os 20 anos da redemocratização do Brasil e da morte do primeiro presidente civil depois da ditadura militar completados no ano de 2005 formaram o pano de fundo para o documentário de Fernando Barbosa Lima e Rozane Braga, que mostra a trajetória política de Tancredo Neves, desde a eleição para vereador em São João Del Rey  até a consagração como o primeiro presidente civil pós-ditadura e sua agonia ao não poder assumir o governo.

As imagens, com narração de Othon Bastos, ilustram os momentos mais dramáticos vividos pelo país na segunda metade do século passado e nos quais Tancredo teve atuação decisiva, como a morte de Getúlio Vargas, o parlamentarismo, o golpe militar, a campanha Diretas Já e sua eleição à Presidência da República. O filme apresenta depoimentos inéditos dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney, de Aécio Neves, José Serra, Antônio Carlos Magalhães, Olavo Setúbal, entre outros políticos, além dos familiares. O documentário é enriquecido com os extras Tancredo – O mineiro, Depoimentos e São João del-Rei.

Ainda na terça-feira, às 22h30, será veiculado A Transferência da Capital, outro documentário da série Senado Documento, que exibe os diferentes aspectos da mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A narrativa se dá a partir do depoimento dos funcionários do Senado, vindos do Rio, e do relato das aventuras de ser pioneiro em uma cidade em construção. A obra é de 2010 e tem direção de Tânia Hormann.

Por fim, às 23h30, será exibida a apresentação do músico Sivuquinha de Brasília, como programação especial. O show foi gravado no Teatro Caixa Cultural de Brasília.

Rádio

A Rádio Senado comemora os 55 de Brasília com uma homenagem ao urbanista que projetou a cidade. Lúcio Costa, que morreu em 1998 aos 96 anos, é o personagem principal da reportagem “Essa coisa inexplicável chamada Brasília”. A expressão foi usada pelo próprio Lúcio Costa na abertura do Seminário de Estudos dos Problemas Urbanos de Brasília, promovido pelo Senado Federal em agosto de 1974. O urbanista fez considerações sobre algumas características da cidade, como as superquadras residenciais e a posição da Praça dos Três Poderes, onde estão o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal.

“Essa coisa inexplicável chamada Brasília” resgata trechos do discurso de Lúcio Costa no seminário do Senado por meio de uma pesquisa nos arquivos de áudio da Casa. A reportagem será apresentada dentro do programa Conexão Senado, na próxima segunda-feira, a partir das 7h. E na terça-feira, 21 de abril, dia do aniversário de Brasília, trechos do discurso de Lúcio Costa irão ao ar durante a programação da Rádio Senado.

Além disso, o programa O Senado é mais Brasil será aberto, às 06h30 da manhã de segunda-feira, dia 20, com um material sobre o aniversário de Brasília, centrado na repercussão no Congresso da mudança da capital. O material se baseia no conteúdo da Seção Arquivos publicada no dia 6 de abril no Jornal do Senado.

A equipe de programação musical da Rádio Senado preparou três blocos musicais apenas com artistas de Brasília, que irão ao ar às 08h, 13h e 20h do dia 21 de abril. Entre os músicos selecionados para essa homenagem à Brasília estão Cássia Eller, Natiruts, Oswaldo Montenegro, Éllen Oléria e Jaime Ernest Dias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)