Roda de conversa debate 'entendimento' como saída para a crise

Da Redação | 17/04/2015, 18h56

Nesta quinta-feira (16) foi promovida mais uma edição do Roda de Conversa, um evento de debate político promovido pelo gabinete do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) na sede do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). O tema do evento foi "diálogo e entendimento" entre os agentes políticos para a superação da crise.

Cristovam abriu o encontro apontando uma situação polêmica: o país tem hoje um ministro da Fazenda que se choca com a proposta de campanha da presidente da República, um governo que agora é feito, sobretudo, pelo vice-presidente da República, pelo presidente da Câmara, pelo presidente do Senado, criando um problema sério se não houver uma sintonia muito fina entre eles.

Ao fazer um questionamento sobre quais seriam as alternativas, o senador lembrou  que, ao mesmo tempo em que a direita defende o impeachment de Dilma Rousseff, há forças fazendo de conta que não há nada grave.

O deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL) foi o primeiro a falar sobre o tema. Para ele, a presidente precisa assumir seus erros e se abrir para o diálogo.

— Eu acho que quem tem que sair para a defesa e ir para o ataque é o governo, pois é ele quem vendeu uma mercadoria que não está entregando a ninguém. Fazer o ‘mea culpa’, em minha opinião, seria o melhor caminho que a presidente poderia fazer — afirmou.

Pedro Ivo Batista, fundador da Rede Sustentabilidade, acha que o início da solução passaria por um entendimento programático, sem as chamadas alianças de conveniência e de "toma-lá-dá-cá”.

— Que seja um entendimento com uma agenda mínima que avance de tal forma que não responsabilize pela crise somente os mais fracos, somente a população que inclusive não tem como se organizar para se defender —  disse.

Como tema para o próximo encontro, foi definido “Entendimento para mudar o Brasil na direção da democratização do poder, da justiça social e da defesa da Nação Brasileira”.

Com informações da assessoria de imprensa do Gabinete do Senador Cristovam Buarque

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Cristovam Buarque