José Medeiros: 'Quem mais perde com o Mercosul é o Brasil'

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/04/2015, 15h44

Não faz mais sentido o Brasil continuar atrelado ao Mercosul, afirmou nesta quinta-feira (16) em Plenário o senador José Medeiros (PPS-MT). Em seu entendimento, o bloco é uma amarra que impede o país de fazer negócios com outras nações e de se integrar de forma mais autônoma ao mercado global.

Ele disse que todos os países do bloco já fazem negócio fora do Mercosul. Tanto que, desde 2005, Brasil  não é mais o principal parceiro comercial de Paraguai e Uruguai, tendo sido superado pela China. A Argentina, por sua vez, acaba de assinar 15 acordos bilaterais com a China, ao arrepio do acordo do bloco.

— O que nos impede de fazer o mesmo? — perguntou José Medeiros.

Ele sugere que o Brasil priorize acordos bilaterais com economias mais desenvolvidas, bem sucedidas e dinâmicas.  Nos últimos 10 anos, observou, os únicos tratados de livre comércio assinados pelo bloco foram com Israel e Egito. E enfatizou: quem mais perde com o Mercosul é o Brasil.

— É mais do que passada a hora de o Brasil deixar o bloco ou convertê-lo, na melhor das hipóteses, em simples área de livre comércio, sem tarifa externa comum. O que nos impede? O Brasil já não precisa do Mercosul, que representa menos de 9,9% de nossas exportações em comparação com os 17,4% de 1998.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)