Hélio José: devastação da Mata Atlântica tem provocado seca na Região Sudeste

Da Redação | 16/04/2015, 16h29

O senador Hélio José (PSD-DF) defendeu a urgente recomposição das florestas no Sudeste do país. Ele lembrou que a região tem passado por uma longa seca e o desmatamento da Mata Atlântica e a devastação das matas ciliares é uma das principais razões do problema.

O fato, disse nesta quinta-feira (16) em Plenário, acaba com o mito de que no Brasil, ou pelo menos no Sul e no Sudeste brasileiro, não ocorreriam secas nesses níveis.

Para o senador, o fato é que o país não agiu com precaução, e o exemplo mais recente é o Sistema Cantareira, um dos maiores do mundo, destinado a abastecer quase nove milhões de pessoas, e que corre sério risco justamente devido ao desmatamento.

Hélio José disse que há na área do Cantareira somente 11% de cobertura vegetal e a bacia do sistema tem mais de oito mil quilômetros de rios, com abrangência geográfica que atinge 12 municípios.

O senador acrescentou que, ao aplicar os parâmetros do Código Florestal para o Sistema Cantareira, constata-se um déficit de mais de 32 mil hectares de vegetação:

— Devemos nos conscientizar de que a secura nos reservatórios resulta de uma perversa combinação de ciclos naturais de aquecimento global, causado pelo homem, e, contextualmente, pela criminosa destruição da Mata Atlântica das regiões dos rios e mananciais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Meio Ambiente Seca Senador Hélio José