Renan Calheiros garante apoio a ministro da Educação

Da Redação | 15/04/2015, 13h08

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu nesta quarta-feira (15) o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Durante a reunião, o ministro apresentou um panorama do ensino público e destacou os principais programas do governo, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Segundo Janine, uma das metas do governo é alcançar um quadro de 18 milhões de trabalhadores qualificados. O ministro também comentou as alterações no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), voltado à educação superior em instituições particulares. Em março, a nota mínima no Enem exigida para a concessão dos empréstimos aumentou para 450 pontos.

A previsão do ministro é de que o governo consiga expandir os contratos de financiamento do Fies, com atendimento de mais de 260 mil alunos.

Renan Calheiros colocou-se à disposição para as demandas do ministério. Ele destacou os avanços na área da educação em Alagoas e lembrou que o estado tem em funcionamento uma escola tida como referência para todo o Brasil, o Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), modelo inspirado no educador Anísio Teixeira que concentra várias atividades educacionais.

Renan também alertou para a importância do programa de interiorização das universidades. Ele lembrou a instalação do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no município de Porto Calvo como um avanço no acesso ao ensino superior.

Ao encerrar a audiência, Renan disse ao ministro que o Senado terá um canal permanente de diálogo com o MEC.

— O desafio de melhorar a educação é de todos nós — enfatizou.

Da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Educação Fies Pronatec