Diretor da ANTT é chamado a discutir saídas para transporte no Entorno de Brasília

Iara Guimarães Altafin | 14/04/2015, 13h51

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, será convidado a participar de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), para discutir alternativas para o transporte de passageiros no entorno de Brasília.

Autor do requerimento propondo o debate, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) classifica como caótica a situação do transporte que liga municípios vizinhos a Brasília à capital federal. O sistema, diz ele, é considerado um dos mais caros e mais ineficientes das regiões metropolitanas brasileiras.

— A frota de ônibus está sucateada. É comum passageiros que trabalham em Brasília ficarem por mais de quatro horas por dia dentro dos ônibus para ir e voltar às suas cidades. E pode chegar a 200 mil pessoas que se deslocam, só no horário das cinco horas da manhã — relatou Caiado.

Conforme explicou o senador, além do diretor-geral da ANTT, estarão presentes ao debate, marcado para o dia 28 de abril, os prefeitos dos municípios do Entorno de Brasília.

Celular

Por sugestão do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), também foi aprovada na reunião da CMA audiência pública com dirigentes das operadoras de telefonia móvel, para tratar de medidas para aprimorar os serviços e reduzir os preços praticados.

Foi acolhido ainda requerimento do presidente da CMA, senador Otto Alencar (PSD-BA), de pedido ao Tribunal de Contas da União (TCU) para realização de auditoria para verificar a qualidade dos serviços de banda larga e TV por assinatura. O autor solicita que sejam auditadas todas as operadoras que atuam no país, tomando por amostra o serviço prestado na Bahia e, por sugestão de Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o serviço no Pará.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)