Requião quer "ampla correção de rumos" para o país

Da Redação | 13/04/2015, 17h11

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) propôs em Plenário, nesta segunda-feira (13), uma ampla “correção de rumos” para o país, salientando que a ocasião é propícia à discussão de um projeto de construção nacional contra o que chamou de "descontrole das forças do mercado". Na avaliação de Requião, está esgotado o ciclo de capitalismo financeiro combinado com expansão do consumo. Porém, a seu ver, o governo tenta responder à crise retrocedendo a políticas que classificou de neoliberais.

O senador paranaense associou a abertura econômica à “quebradeira” da indústria brasileira e ao domínio dos cartéis internacionais e criticou os “dependentistas” que desprezam o Brasil e lucram com a crise, cobrando propostas de substância que busquem a origem dos males do país. Entre as propostas que apresentou, Requião sugeriu controle de câmbio, corte de juros e impostos, taxação de grandes fortunas e fortalecimento da integração latino-americana.

— O nosso mandato não terá valor algum, trapacearemos a confiança dos brasileiros nesta Casa se, diante da oportunidade que nos oferece a crise, não tivermos a lucidez e a coragem de subverter a ordem das coisas que mantêm o nosso país dependente, pobre, injusto, violento e atrasado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)