Morre o ex-senador Paulo Brossard

Da Redação | 12/04/2015, 15h14

Morreu neste domingo (12), de causas ainda não reveladas, o ex-senador Paulo Brossard, um dos políticos que mais atuaram no Legislativo no combate ao regime militar de 1964 e em favor da redemocratização do país. Natural de Bagé (RS), jurista, professor e personagem significativa nos fatos que marcaram a história recente do país, Brossard integrou o antigo MDB e a frente em que se uniram vários parlamentares, em 1984, para levar Tancredo Neves ao poder e restaurar a normalidade democrática.

No início dos trabalhos desta segunda-feira (13), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou um voto de pesar pelo falecimento do ex-senador Paulo Brossard, a pedido do presidente da Comissão, senador Paulo Paim (PT-RS).

Brossard foi deputado estadual, federal, senador pelo PMDB, ministro da Justiça no governo de José Sarney e integrou o Supremo Tribunal Federal, onde se aposentou aos 70 anos. Era casado com Lúcia Alves Brossard de Sousa Pinto. Descendente de pecuaristas gaúchos, ingressou na política em 1945, no Partido Libertador. Seu primeiro mandato para o Senado foi obtido em 1974, onde tornou-se líder do MDB e um dos principais combatentes do regime militar.

Em 1977, quando o general Ernesto Geisel, então presidente da República, editou um conjunto de leis conhecido como "pacote de abril", fechando temporariamente o Congresso Nacional,  Brossard passou a chamar o general de "Jurista do Riacho Fundo". Era uma referência à granja do Riacho Fundo, residência oficial onde o governante reunia-se com seus auxiliares para outorgar essas leis.

Há quatro anos o ex-senador e ex-ministro Paulo Brossard expôs seu pensamento, sua visão do mundo e sua trajetória política em uma entrevista concedida à TV Senado. Considerado um dos melhores oradores do Parlamento brasileiro (exerceu mandato de senador de 1975 a 1983), reforça na entrevista sua característica de nunca pedir licença para dizer o que acha que deve ser dito. Confira aqui, na página do programa Histórias Contadas, a entrevista com Paulo Brossard.

CRONOLOGIA

Principais fatos na trajetória de Paulo Brossard

23 de outubro de 1924 — Nasce em Bagé

1945 — Filia-se ao Partido Libertador

1947 — Conclui o curso de Direito da atual Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

1954 — Elege-se deputado estadual, cargo para o qual se reelegeu mais duas vezes.

1966 — Elege-se deputado federal pelo MDB (partido ao qual se filiou após o golpe de 1964)

1970 — Candidato ao Senado, é derrotado por Daniel Krieger (Arena)

1974 — É eleito senador

1978 — Candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada pelo general Euler Bentes Monteiro. É derrotado no colégio eleitoral, por 355 votos contra 266, pela chapa João Figueiredo/Aureliano Chaves

1982 — Disputa a reeleição para o Senado, mas perde para Carlos Chiarelli

1985 — No governo José Sarney, assume a função de consultor-geral da República

1986 — Torna-se ministro da Justiça, cargo que exerceu por três anos

1989 — É indicado ministro do Supremo Tribunal Federal

1994 — Aposenta-se do STF por atingir a idade máxima para atuação no serviço público (70 anos)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
História Política Regime Militar