Valdir Raupp defende investimentos no setor portuário

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/04/2015, 15h09

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) alertou que o Brasil precisa remover os entraves que dificultam a captação de recursos para investimentos em infraestrutura à medida em que implementa o ajuste fiscal para colocar as contas públicas em ordem.

Ele falou especialmente da situação do setor portuário, por onde passam 95% das exportações brasileiras e 84% das importações que chegam ao país.

Apesar das reformas de 2003 e 2013 que ajudaram a melhorar a situação do setor, Valdir Raupp  explicou que ainda existem problemas antigos e deficiências que fazem o custo do transporte portuário no Brasil ser até sete vezes maior que o dos principais concorrentes do país no cenário internacional.

Valdir Raupp observou que país tem deficiente disponibilidade de ferrovias, fraca utilização do transporte de cabotagem e carência de hidrovias, áreas que precisam de investimentos.

— Mas como concretizar estes investimentos, todos eles de longo prazo e dependentes de grandes volumes de capital,  se os nossos marcos regulatórios ainda convivem com estruturas ultrapassadas e restritivas? Somente com visão nova e mais arejada conseguiremos cumprir a meta de prover o Brasil de uma infraestrutura de apoio à produção moderna, eficiente e barata.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)