Marta Suplicy defende maior participação das mulheres na política

Da Redação | 01/04/2015, 14h11

Ao defender a maior participação das mulheres na política brasileira, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) reivindicou uma cota mínima de 30% das cadeiras nos parlamentos. Segundo ela, a atual reserva de vagas nos partidos foi um avanço, mas pouco adiantou para aumentar a representação do sexo feminino no Legislativo.

Ela lembrou que as mulheres são 52% da população do país, mas ocupam apenas 10% das vagas na Câmara dos Deputados, índice equivalente ao de 20 anos atrás.

— As mulheres ainda não têm no Brasil condição de concorrer em igualdade com homens. Mas temos qualidades que não podem ficar de fora a vida política do país — afirmou.

Segundo Marta, neste ritmo de participação, o sexo feminino só ocuparia 30% da Câmara em 2114. No Senado, a perspectiva é ainda pior: apenas no ano de 2118.

— Quando vi esse dado não acreditei, pensei até que tivesse erro. Vamos ficar alijadas todo esse tempo? — indagou.

A parlamentar de São Paulo disse ainda que os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha, receberam, na semana passada, de deputadas e senadoras, um manifesto e se comprometeram com a causa.

— Tanto na Câmara, quanto no Senado, se não tivermos o apoio dos presidentes, não vamos conseguir levar a proposta adiante [...] Acredito que eles têm condições de nos ajudar muito na implantação dessa reserva de cadeiras — previu.

Ainda segundo Marta, o presidente Eduardo Cunha se comprometeu a avaliar o assunto em maio, quando está prevista a votação de vários projetos relacionados à reforma política.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)