Lasier Martins critica falta de respostas de ministro da Fazenda

Da Redação | 01/04/2015, 13h11

O senador Lasier Martins (PDT-RS) criticou, nesta quarta-feira (1º), em Plenário, a participação do ministro da Fazenda Joaquim Levy na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ontem. Segundo o senador, ele não respondeu a maioria das perguntas e deixou mais preocupações do que tranquilidade.

Lasier resumiu a participação do ministro na audiência de terça-feira (31) em três partes. A primeira para explicar as políticas de retomada de crescimento; a segunda justificando os ajustes fiscais; e a terceira tratando dos eixos de crescimento, como o investimento em infraestrutura e o reforço do Pacto Federativo.

Mas, para o senador, o mais importante foi o que o ministro não respondeu, como o que poderia ser feito para reaquecer a indústria brasileira; a questão da redução de custos, com a diminuição do número de ministérios, o corte em cargos comissionados; e a mudança no indexador da dívida dos estados e municípios. Além disso, Lasier reclamou que o ministro não conseguiu se comprometer a não criar novos impostos.

— Lembrei que ele próprio logo no início da sua exposição na parte da manhã havia dito que não criaria imposto novo (...). Perguntei-lhe se estaria disposto a se comprometer em não criar novos impostos na sua gestão, haja vista que muito se fala em aumentar a carga tributária. Lamentavelmente, o ministro tergiversou ao afirmar que seria inadequado dizer que jamais traria um imposto novo. O governo, segundo ele, tem que tomar as ações necessárias para o ajuste fiscal — lamentou o senador.

Por fim, Lasier afirmou que o governo precisa perceber o grande desagrado da sociedade com o modo como país está sendo governado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)