Biotecnologia ajudará a superar desafios, diz Luiz Henrique

Da Redação | 01/04/2015, 15h13

A biotecnologia deverá oferecer respostas para solucionar um dos grandes desafios da humanidade para as próximas três décadas: alimentar mais de nove bilhões de pessoas. Foi o que afirmou em Plenário, nesta quarta-feira (1º) o senador Luiz Henrique (PMDB-SC).

— Como dobrar a produção de alimentos sem desmatar árvores, derrubar a floresta? Esse é o grande desafio que se lança para que tenhamos, em 2050, o desenvolvimento sustentável. Para que a vida seja possível não daqui a três séculos, mas daqui a 36 anos — afirmou.

Somente a ciência e a tecnologia poderão determinar o equilíbrio entre produção e proteção ambiental, disse Luiz Henrique. Só com o avanço da biotecnologia e de outros ramos próximos da ciência se permitirá o aumento da produção agrícola com a manutenção das florestas. Mas a biotecnologia, observou, não se limita à área vegetal e animal ou à produção agrícola e rural.

O parlamentar fez um relato da visita de uma delegação formada por cientistas brasileiros e chefiada por ele à Alemanha, entre 17 e 20 de março. Eles visitaram universidades e centros de pesquisa de cidades como Berlim e Colônia e o senador se convenceu da necessidade de somar esforços entre cientistas do mundo inteiro para tirar proveito da biodiversidade brasileira, a maior do mundo.

As últimas grandes descobertas científicas, lembrou o senador, foram feitas via intercomunicação de pesquisadores e institutos dos cinco continentes, com troca de experiências, disse o senador, e este é o caminho que deve ser seguido. Ele se disse surpreso e ao encontrar três cientistas brasileiros trabalhando em instituições europeias para a melhoria da produção de biocombustíveis, área em que o Brasil exerce grande liderança.

Luiz Henrique citou uma descoberta que considerou particularmente interessante: a transformação de células cancerosas em glóbulos brancos, feita praticamente por acaso na Universidade de Stanford (EUA).

Em aparte, o senador Jorge Viana (PT-AC), citou o PLC 1/2015, projeto do novo marco legal da biodiversidade, que está prestes a ser votado no Senado. Segundo afirmou, a aprovação do projeto será um grande passo que o Brasil dará no século 21.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)