Regina Souza lembra Dia Mundial da Água e faz apelo por uso consciente

Da Redação | 26/03/2015, 16h59

Ao lembrar que no dia 22 foi comemorado o Dia Internacional da Água, a senadora Regina Souza(PT-PI) afirmou que, em relatório recente, as Nações Unidas conclamaram o mundo a uma mudança dramática no uso, gerenciamento e compartilhamento da água. Se isso não ocorrer, em 2030, citou a senadora, o mundo terá um déficit de água de 40%.

Regina Souza disse que embora a água seja fundamental à vida, o ser humano continua contaminado os rios e as nascentes. Ela alertou para o fato de que a água é um bem finito e disse que crises como a enfrentada por São Paulo são fruto da falta de planejamento; da não inclusão do abastecimento nos planos de governança; de vazamentos, erros na distribuição e falta de educação da população quanto ao uso adequado da água.

— Apenas 0,3% da água do planeta está nos rios e lagos. 70 por cento dessa água disponível é destinada à agricultura, 20% à indústria,  e restam apenas 10% para uso humano e dos  animais.  Observando os dados, percebemos que precisamos começar a utilizar a água de forma muito mais prudente e racional,  evitando o desperdício e a poluição. Hoje, mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável — alertou a parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senadora Regina Sousa