Aloysio Nunes Ferreira pede que a PF investigue agressão a cientistas

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/03/2015, 18h02

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) pediu ao Ministério da Justiça que acione a Polícia Federal para que investigue invasão de reunião da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), em Brasília, na semana passada, por integrantes da Via Campesina e do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

Ele enviou ao ministro José Eduardo Cardozo expediente com documentos probatórios sobre os responsáveis pela invasão, que resultou na agressão e ameaça a pesquisadores que analisavam processos, como o da nova modalidade de eucalipto transgênico.

— Essas pessoas passaram a agredir os membros da CTNBio. Passaram a injuriá-los, a ofendê-los, a ameaçá-los. Depredaram o auditório onde se realizava a reunião e reivindicaram para si, como fanfarrões, o direito de se opor pela violência a qualquer forma de deliberação sobre organismos geneticamente modificados, finalidade para qual esse órgão foi criado por lei do Congresso Nacional. Uma agressão de cunho fascista a cientistas e pessoas que ali estavam a convite do governo.

No mesmo dia, mulheres ligadas a esses movimentos invadiram e depredaram também instalações da empresa FuturaGene, em Itapetininga, São Paulo, e destruíram plantas e equipamentos que representavam 14 anos de pesquisa de eucalipto geneticamente modificado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)