Senadoras anunciam diversas mobilizações para março

Sergio Vieira | 06/03/2015, 17h10

No mês da mulher, a bancada feminina do Senado e da Câmara elaborou um calendário de atividades e mobilizações para dentro e fora do Congresso Nacional. O anúncio foi feito pela procuradora especial da mulher no Senado, senadora Vanessa Graziottin (PC do B-AM).

Já nesta segunda-feira diversas participantes da frente irão participar, no Palácio do Planalto, da cerimônia de sanção da "Lei do Feminicídio", com a presidente Dilma Rousseff. Este evento está marcado para se iniciar a partir das 15h.

Na terça-feira haverá a recepção às "Bonecas Gigantes de Olinda", a variação em relação às lutas feministas a uma das maiores tradições do carnaval de Pernambuco, os "Bonecos Gigantes".

— São algumas figuras que simbolizam a mulher e as dificuldades por que passam a mulher. Como são figuras muito grandes, a gente vai ter que recepcioná-las lá no gramado em frente ao Senado — anuncia Vanessa.

A recepção será às 14h, e constarão Bonecas Gigantes representando as mulheres negras, as gestantes, as vítimas de violência doméstica e etc. O evento servirá também como abertura simbólica dos trabalhos da Comissão Mista Permanente de Combate à Violência Contra a Mulher, cuja instalação oficial acontecerá logo em seguida no Salão Nobre do Senado.

Já a partir das 17h também na terça, ocorre a abertura da mostra de artistas plásticos com diversas obras relacionadas ao feminismo, no Espaço do Servidor da Câmara. No mesmo horário o programa Pró-Equidade da Câmara também anuncia a apresentação de painéis com resultados de pesquisas relacionadas às lutas das

Bertha Lutz

Na quarta a partir das 11h acontece a Sessão Especial em homenagem ao "Dia Internacional da Mulher", com a entrega do prêmio Diploma Mulher–Cidadã Bertha Lutz, no Plenário. Para o mesmo dia também é previsto o encerramento da coleta de assinaturas de parlamentares para o "Protocolo de Projetos sobre Reforma + Mulheres na Política".

Na sexta dia 13, a partir das 10h sai a caravana das parlamentares para o ato de encerramento da "Mobilização do Judiciário a favor das Mulheres". O ato está marcado para o Tribunal de Justiça em Belo Horizonte.

No dia 17 ocorre no Salão Nobre do Senado, a partir das 11h, a recepção às embaixadoras em missão diplomática no Brasil. E a partir das 12h, em parceria com o Banco Mundial, acontece a abertura da exposição “1 em 3 - Violência/Empoderamento/Saúde". Uma grande seleção de pinturas, desenhos, peças de design e fotografias voltadas à luta feminista. A mostra fica em exposição na chapelaria.

Uma outra mostra que será aberta no dia 18 de março, no Salão Negro, é a exposição “Memórias Femininas na Construção de Brasília", que teve curadoria da pesquisadora Tania Fontenelle. Também na mesma data a bancada feminina irá participar da Comissão Geral da Câmara cuja temática será "A Reforma Política sob a ótica de Gênero".

Evento em São Paulo

No dia 24 de março o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) promove, a partir das 10h, a oficina "Conversando sobre a lei Maria da Penha: formas de violência, medidas preventivas e aspectos práticos". Na mesma data a Câmara também anuncia a oficina de grafite com a  grafiteira Panmela Castro, do bairro da Penha no Rio de Janeiro. E para o dia 26 o grande destaque será o lançamento nacional da campanha pela reforma "+ Mulheres na Política", que será na sede da FIESP em São Paulo, a partir das 15h.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Gênero Mulheres na Política