Comissões de Assuntos Econômicos e Relações Exteriores elegem presidentes nesta terça

Da Redação | 06/03/2015, 17h38

Mais duas comissões permanentes do Senado deverão ter os presidentes eleitos. Na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o nome indicado é o do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Delcídio do Amaral (PT-MS) deve ser eleito presidente.

As sessões para a instalação das duas comissões e eleição dos presidentes estão marcadas para terça-feira, às 10 horas na CAE e às 11 horas na CRE. Os nomes dos indicados para a vice-presidência das duas comissões ainda não foram oficializados. As indicações caberão ao PMDB.

Quatro outras comissões ainda não tiveram seus presidentes indicados. Três delas devem ser presididas por senadores do PMDB: as Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Assuntos Sociais (CAS) e Serviços de Infraestrutura (CI). A Comissão Senado do Futuro (CSF) caberá ao PTB.

Nem todos os membros das comissões foram indicados pelos partidos, mas os trabalhos podem começar mesmo assim. A primeira reunião pode ocorrer com a maioria simples dos membros presentes. A reunião dedicada à escolha do presidente é presidida pelo senador mais idoso entre os integrantes da comissão.

Instaladas

Nesta semana, seis das doze comissões permanentes do Senado elegeram seus presidentes para o biênio 2015-2016. Com a eleição, foram confirmados formalmente os nomes anunciados na semana passada, após entendimento entre líderes partidários.

Os nomes já oficializados são:

- Cristovam Buarque (PDT-DF) na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT);

- Paulo Paim (PT-RS) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH);

- Otto Alencar (PSD-BA) na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA);

- Ana Amélia (PP-RS) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA);

- Davi Alcolumbre (DEM-AP) na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR);

- Romário (PSB-RJ) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)