Bezerra manifesta preocupação com gestão hídrica do Vale do São Francisco

Da Redação | 06/03/2015, 11h16

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) falou, nesta sexta-feira (6), sobre a crise hídrica que o país vive, em especial no Nordeste, e pediu que o governo atue em favor da fruticultura irrigada no semiárido nordestino. O senador ressaltou a importância da obra de transposição do Rio São Francisco para o desenvolvimento social e econômico da região.

Bezerra citou algumas sugestões apresentadas pelas associações de irrigantes de Petrolina e Juazeiro, como suspender o plantio de novas áreas; adquirir bombas flutuantes para bombeamento subsidiário das estações de bombeamento; realizar obras estruturais nos canais de chamada d’água que permita a plena captação do sistema de bombeamento e retirar a tarifa de bandeira vermelha dos consumidores cuja energia se destine à irrigação, entre outras.

O senador pernambucano chamou a atenção do governo federal, em especial do Ministério da Integração e da direção da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para que a crise de água não prejudique os milhares de empregos ofertados em Petrolina e Juazeiro. Bezerra disse que o lago de Sobradinho, que abastece a região, está com apenas 18% de sua capacidade total.

— No Brasil, o uso da água é priorizado, de forma quase exclusiva, para a produção de energia, quando, em um território pobre como o nosso, a água é instrumento de produção para a geração de emprego e renda. É isso que preocupa os irrigantes do Vale do São Francisco, com um nível tão baixo de Sobradinho — afirmou.

O senador disse ainda que a transposição do Rio São Francisco é uma obra importantíssima para a segurança hídrica de mais de 6 milhões de nordestinos. Fernando Bezerra lembrou a importância de cuidar e revitalizar os mananciais do Rio São Francisco.

— É preciso que, além das obras de saneamento que estão em curso, façamos muito mais no que diz respeito, por exemplo, às construções de barragens nos tributários do São Francisco nos estados de Minas Gerais e na Bahia — afirmou.

Segundo o senador, que é de Petrolina, a cidade foi transformada a partir da agricultura irrigada.

— Graças às águas do Velho Chico e à força transformadora do nosso povo, o vale hoje é uma das regiões mais prósperas do Brasil — afirmou.

Bezerra explicou ainda que hoje, o submédio rio São Francisco pode chegar a aproximadamente 300 mil hectares irrigados, sendo que, atualmente, a capacidade instalada é de cerca de 120 mil hectares irrigados. A produção anual é de mais de um milhão de toneladas de frutas.

— Estamos entre os maiores produtores do mundo, com um faturamento anual que ultrapassa os R$ 2 bilhões, sendo mais de US$ 100 milhões o resultado das exportações de uvas e de mangas — afirmou.

O senador informou ainda que os empreendimentos de fruticultura estão distribuídos entre pequenas propriedades, com até 20 hectares, responsáveis por 94% das propriedades; as médias propriedades, de 20 a 50 hectares, representam 4%; e os grandes, acima de 50 hectares, são apenas 2%.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: