Wellington Fagundes registra centenário do Serviço de Inspeção Federal

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/03/2015, 17h00

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (5) o centenário de criação do Serviço de Inspeção Federal (SIP) e cobrou mais recursos para o órgão, encarregado de fiscalizar a produção de alimentos de origem animal do país. Wellington Fagundes disse que o SIP colaborou para o desenvolvimento da pecuária, para a modernização dos parques industriais, para a interiorização dos frigoríficos e para transformar o interior do país em um oásis de produção.

Wellington Fagundes citou como exemplo o estado de Mato Grosso, maior produtor de gado do país, e ressaltou que o Brasil já tem o maior rebanho comercial do mundo, com 200 milhões de cabeças. Mato Grosso também avança na produção de aves e suínos, e toda a inspeção dessas atividades é coordenado pelo SIP.

— Atualmente a inspeção é feita pelo órgão e ela é muito bem coordenada. Vem ganhando ares modernos e ampliando-se cada dia mais e, me parece, ainda aquém do que pode oferecer. Ainda temos uma escassez de recursos para esta área, que é tão importante para a saúde dos consumidores internos e externos, e também dos trabalhadores, que dão o seu suor para que o mundo tenha um alimento mais saudável e de melhor qualidade — disse.

Lei dos Caminhoneiros

Wellington Fagundes também saudou a sanção da Lei dos Caminhoneiros pela presidente da República, Dilma Rousseff. Ele disse que a lei precisa ser cumprida, sobretudo quanto à fiscalização do uso de substâncias ilícitas por caminhoneiros. Segundo o senador, é preciso que a lei saia do papel, para o bem estar dos próprios motoristas e da sociedade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)