Raupp quer fim da reeleição, mandatos de cinco anos e fim de doações de empresas

Da Redação | 05/03/2015, 14h46

Em pronunciamento nesta quinta-feira (5), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu o fim da reeleição para cargos do Executivo, com a extensão dos mandatos para prefeitos, governadores e presidente da República de quatro para cinco anos. Na avaliação do parlamentar, esse é um dos pontos críticos que devem ser enfrentados pelo Congresso na votação de uma reforma política.

— Temos a oportunidade de dar vários passos em direção a um sistema político mais condizente com as necessidades do país — assinalou.

Valdir Raupp lembrou que a reforma política consta da agenda do Congresso Nacional há 18 anos, mas pouco avançou desde então. Além do fim da reeleição, Raupp quer ver aprovada a proibição de doações de empresas a campanhas eleitorais.

— Hoje, da forma como as coisas são feitas, acaba-se por reproduzir nas campanhas eleitorais as desigualdades existentes na sociedade — apontou.

O senador propõe que o sistema vigente seja substituído pela combinação de financiamento público com financiamento privado, restrito a pessoas físicas. Além disso, defende o limite de valores e recomenda que as doações sejam feitas exclusivamente para os partidos e não para candidatos.

O senador defendeu ainda o fim das coligações em eleições proporcionais e regras mais rígidas para a criação de partidos. Raupp é o primeiro signatário da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 58/2013, que exige para registro do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o apoiamento de 3,5%  do eleitorado nacional – cerca de 5 milhões de eleitores, conforme  dados do TSE de 2014. A proposta já está em discussão no Plenário.

Ajustes

No discurso, Raupp também concordou com os ajustes promovidos pelo governo para que o país "continue avançando", mas cobrou a elaboração de uma agenda positiva.

— O Brasil atravessa um momento difícil e precisa fazer ajustes, mas, paralelamente às reformas econômicas, precisamos que o governo federal, através da presidente da República e de seus ministérios, lance também agendas positivas na área da educação, da saúde, da infraestrutura — disse.

Homenagem às mulheres

Raupp também aproveitou para homenagear as brasileiras pelo Dia Internacional da Mulher, no próximo domingo (8). Ele disse ter certeza de que as mulheres vão continuar avançando, inclusive na política, e citou o exemplo de Margaret Thatcher, primeira-ministra da Inglaterra nos anos 80 e 90, como propulsor de mudanças de comportamento.

Ele também citou a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, como um exemplo de excelente gestão, da capacidade de dialogar e de dirigir uma das maiores economias do mundo. Valdir Raupp lembrou ainda que na Suécia as mulheres representam 48% do parlamento.

— Gostaria de homenagear todas as mulheres de nosso país pela luta, pela bravura, pela determinação. Tenho a convicção de que vão continuar avançando cada vez mais. Não tenho nenhuma dúvida de que assim como nas empresas, no comércio na indústria, em todas as áreas, na política também as mulheres vão continuar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)