Assembleia de Alagoas busca acordo com Senado para modernizar processos

Da Redação | 05/03/2015, 20h23

O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Luiz Dantas (PMDB), definiu como prioridade de sua gestão a parceria com o Programa Interlegis, para modernizar e dar transparência às ações da Casa. Acompanhado de outros membros da Mesa, ele pediu o apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros, para reforçar a atuação do Interlegis em Alagoas.

Depois da audiência, a comitiva tratou da reativação do convênio com Helder Rebouças, diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), responsável pela gestão do Programa Interlegis.

— Queremos a marca da seriedade e da competência do Interlegis. Este é o objetivo da nossa visita — disse o deputado Isnaldo Bulhões (PDT), também integrante da Mesa da Assembleia de Alagoas.

Segundo o deputado estadual, a assembleia está defasada tecnologicamente, sem mecanismos de acompanhamento do processo legislativo, entre outros.

— Temos, inclusive, ordem judicial para colocarmos no ar um portal da transparência, de que também não dispomos.

O convênio com o Interlegis vai possibilitar um pedido de mais prazo à Justiça enquanto servidores são treinados para colocar no ar um novo site segundo modelo disponibilizado gratuitamente. O portal já traz na sua configuração o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, que informatiza todo o processo interno de uma casa legislativa.

De acordo com o vice-presidente da Assembleia de Alagoas, Ronaldo Medeiros (PT), as grandes prioridades da atual gestão são o resgate da credibilidade da Casa e a parceria com o Interlegis, que vai ajudar neste processo, na medida em que vai possibilitar a modernização e a transparência da instituição.

O Coordenador de Formação e Atendimento à Comunidade do Interlegis, Francisco Biondo, explicou que será necessário reativar o convênio com a assembleia, que está expirado, uma providência considerada simples. A partir daí, será possível organizar, provavelmente em abril, duas oficinas de treinamento.

Para Helder Rebouças, dar o suporte à assembleia neste processo de modernização é um grande desafio, que será, depois, estendido às câmaras municipais de Alagoas, um estado com um alto índice de exclusão digital.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)